Indocassão?!?!?!?!

Posted in By Pedro Pereira 0 comentários

Pois é...

Estava eu sossegado na minha viagem matinal em direcção ao Porto quando, de repente, na rádio, oiço a notícia do dia... vai ser possível frequentar o ensino secundário sem que para isso se complete o básico. Pois é meus amigos, os alunos na idade limite escolar (15 anos) que ainda se encontrem no 8º ano podem passar directamente para o 10º!

“Mas que raio”... então se eles não adquiriram competências para completar o básico como vão conseguir entrar e frequentar o secundário, onde o nível de exigência é um pouco superior??? Quer dizer, pelo menos (e citando as palavras dos mais velhos) “no meu tempo” era!
Normalmente são miúdos com algum tipo de carências e devem ser ajudados, mas não serão estas medidas que os vão tornar mais capazes, muito pelo contrário! A teoria do facilitismo impera.

Um governo que muito luta pela igualdade das pessoas, ou PSeudo-igualdade, uma vez que ao tomar medidas destas está a promover a desigualdade. Os que se empenham, à luz desta medida, são prejudicados pois também poderiam andar a divertir-se em vez de estudar... para quê estudar se depois se pode avançar um ano??? Os que não querem saber (salvaguardando casos excepcionais, onde o insucesso não é devido à falta de empenho) têm agora mais motivos para... não querer saber.

Mas isto serve para quê?? Para as estatísticas? Só para dizer que Portugal tem uma taxa elevada de população com o 12º ano? Mas no fim de contas este 12º ano equivale a quê? Se colocarmos, no futuro, um português com o 12º ano e um finlandês com o 9º quais serão os resultados??? Hummm....

Mas ainda assim, tenho as minhas dúvidas que alguém, sem o ensino básico consiga vingar no secundário... só se o secundário agora é básico!

A longo prazo e na minha humilde opinião, serão medidas devastadoras para este cantinho à beira mar plantado! Sendo a educação um dos grandes pilares de um país, a base de construção e evolução de um país, porque diabos se tomam medidas destas?!

Mas não é só, esta semana o Ministério da Educação tem estado particularmente activo. Escolas com menos de 21 alunos vão fechar! Porquê! Para reduzir custos??? Muitas delas, ao que parece, sofreram intervenções de requalificação nestes últimos anos, ou seja, dinheiro desperdiçado! Muitas destas escolas ficam no interior do país, onde se sabe, que o nível populacional e económico é inferior ao do litoral. As pessoas não vão ter dinheiro para sustentar despesas de deslocação, ou seja, as autarquias vão ter, obrigatoriamente, que subsidiar os transportes, o que quer dizer que a teoria economicista vai por água abaixo. Mas o mais engraçado é que tentam tapar o sol com a peneira dizendo que nestes estabelecimentos de ensino a taxa de insucesso escolar é elevada... pois é, agora imaginem essas crianças a fazerem quilómetros, horas por dia para chegar á escola e para chegar a casa... com certeza o (in)sucesso escolar vai aumentar!!!

Enfim... sendo eu católico apenas posso dizer... “Perdoai-lhes Senhor pois eles não sabem o que fazem!”

A culpa não é deles, mas de quem os colocou lá!
Afinal compreendo o que li num blogue à tempos, este é um Portugal de Só-Cretinos...

Ver Artigo de 4 de Junho de 2010 do Jornal I


SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOO...
Está a morrer... a educação está a morrer...!
Façam alguma coisa por favor!