Cruz Vermelha Portuguesa

Posted in By Pedro Pereira 1 comentários


Desde cedo que tudo que esteja relacionado com a saúde, com a aventura me atrai! Sempre quis saber como reagir perante uma situação inesperada, como ajudar uma pessoa que de repente se sente mal. Por isso, acerca de dois anos, decidi tirar o curso de socorrismo, mais precisamente, Tripulante de Ambulância de Transporte, na Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa (comecei por fazer um primeiro curso na faculdade, depois aperfeiçoei e jurei bandeira na CVP – Delegação de Aldreu).

Escolhi a CVP pois sempre a conheci como uma das melhores instituições para formação em saúde, principalmente no que diz respeito à emergência médica (sem menosprezar as restante, que no fundo tem a mesma base) e também por gosto e preferência institucional. A CVP é uma instituição humanitária de utilidade pública destinada a defender a paz, garantir o respeito pela dignidade da pessoa humana, menorizar os efeitos da guerra e a promover a vida e a saúde. Exerce a sua actividade em todo o território nacional como a única Sociedade Nacional da Cruz Vermelha e, fora do território nacional, no quadro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em qualquer local onde a sua participação seja relevante para a prevenção e reparação do sofrimento humano. Tem como áreas de intervenção o Apoio Social, serviços de Saúde (Hospital Cruz Vermelha), Socorrismo (emergência pré-hospitalar), Formação (académica), Pesquisa e Localização, Teleassistência, entre outros.

(Juramente Bandeira - Aldreu)

Desde 2008 que faço parte do grupo activo de voluntários da CVP - Delegação de Campo. Desde então já estive envolvido em várias situações, desde doenças súbitas, acidentes, apoios, cerimónias. Como em tudo, existem momentos felizes e outros menos. São sem dúvida experiências e aventuras marcantes, que não se conseguem explicar por palavras, mas que me satisfazem bastante e dão muito gozo.
No último domingo, a delegação a que faço parte, festejou o seu décimo aniversário. Sendo eu um dos benjamins do grupo, pois fui praticamente o ultimo a entrar para o corpo de socorristas, poucas foram as cerimónias que participei. Esta, não foi a primeira, mas foi das primeiras. Das celebrações constaram a atribuição de medalhas a colegas socorristas, instituições que nos têm apoiado, missa, simulacro (do qual fiz parte) e almoço convívio. Estiveram presentes várias personalidades, desde representantes das altas patentes nacionais da CVP, directivas, autárquicas da zona envolvente, representantes de diversas delegações. Da minha parte envio os Parabéns a todos que ao longo destes 10 anos foram contribuindo para o sucesso desta delegação e também da CVP nacional, esperando que possa contribuir com a minha ajuda para a continuidade desta nobre instituição.

Se quiserem saber mais sobre a Cruz Vermelha Portuguesa (estatutos, missão, serviços, ideiais, moviementos, etc...) podem consultar o site aqui.

Blogue da Emergência Médica da CVP (não oficial)

Brevemente conto dar mais a conhecer a Delegação de Campo, para já deixo aqui ficar um vídeo (já “antigo”) da delegação.